Drogas nos condomínios:

Este é um assunto delicado, mas síndicos e administradora não devem ignorar. O uso de drogas é um problema comum e pode causar grandes transtornos, assim como a prática de qualquer outro ato ilegal – sejam nas áreas comuns ou nas unidades.

O consumo de drogas em condomínios é considerado crime?

Usar e vender drogas é crime em qualquer lugar.

A principal diferença está na penalidade aplicada a cada uma dessas infrações. Enquanto ser usuário não leva ninguém para a cadeia, apenas prevê penas mais leves como trabalho voluntario. O que diferencia a posse para consumo do tráfico de drogas são as condições em que ocorre o delito, e a quantidade de droga envolvida.

Como aplicar regras que impeçam o consumo de drogas?

  • Não é necessário incluir na convenção, por exemplo, a questão do consumo de drogas especificamente, já que como qualquer outra atividade ilegal, não pode ser feita no condomínio. É importante, no entanto, que ela defina regras claras sobre o descumprimento de leis federais, estaduais ou municipais – como por exemplo a aplicação de multas em caso de descumprimento de tais leis.

Como agir diante a um caso?

  • Assim como em qualquer caso mais delicado, a primeira opção é conversar e negociar para resolver o problema. O síndico deve procurar o morador em um momento oportuno e alertá-lo sobre as regras do condominio – lembrando-o de que está sujeito a multa e penalidades.
  • No caso de adolescentes é essencial que a família seja comunicada para agir rapidamente e da melhor forma.
  • Em casos mais graves, onde a conversa não surtiu efeito e/ou o usuário causou algum transtorno ou constrangimento a outros moradores, deve ser feita uma denúncia anônima à polícia. 

Bebida em excesso e cigarro devem ser tratados da mesma forma

  • Moradores que constantemente exageram na bebida podem também ser punidos pelo condomínio com advertência e multa. O problema, é que o álcool não é uma droga ilegal.
  • Se o cheiro de cigarro começar a incomodar os vizinhos ou os moradores nas áreas comuns, mais uma vez o diálogo é a forma mais amistosa para a solução do caso.

Não esqueça, o diálogo é a melhor forma de eliminar os conflitos.

 

Abrir whatsapp
Precisando de ajuda
Olá Podemos ajudar?

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0